quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Review: Awkward. - 1x01 'Pilot'



Já faz algum tempo que a MTV americana deixou de ser um canal de música para se tornar um canal para os adolescentes. Eles foram pioneiros ao lançarem um dos primeiros reality shows da TV, há quase 20 anos, o Na Real. De lá pra cá, os videos-clipes perderam sua importância como principal atração do canal, e outros gêneros, todos voltados ao público jovem, começaram a surgir na programação da emissora. Apenas recentemente a audiência da MTV começou a subir novamente quando lançaram o reality show 16 and Pregnant (ou Grávida aos 16 no Brasil) que acabou gerando outro sucesso o Teen Mom (Mãe Adolescente).

Nesse verão a emissora decidiu apostar pesado em séries roteirizadas, provavelmente por ter mais dinheiro em caixa para bancar esse tipo de produção, que é mais cara que os realitys. Uma delas é Teen Wolf, focada num adolescente lobisomen que já está fazendo bastante sucesso. E mês passado estreiou Awkward., série tema desse review, que tem como personagem central uma adolescente de 15 anos, Jenna, enfrentando o duro período do High School americano.

O primeiro episódio promete uma série bem interessante, uma mistura de comédia com drama que começa quando Jenna tira seu aparelho dentário e vai a festa do final de verão da escola. Na ocasião ela consegue chamar a atenção de Matt, o garoto mais popular da escola, por quem ela tem uma queda. No armário de limpeza do ginásio, Jenna perde sua virgindade com Matt de forma bem estranha (é nesse momento que o título da série começa a fazer sentido e cada vez mais situações assim aparecem), não revelando para ele que aquela é a primeira vez dela. Ao final os dois ficam sem jeito e Jenna chega a chamar Matt para fazer algo juntos, mas ele confesa que ninguém pode saber que ele gosta dela.

Considerando esse o pior dia de sua vida, em casa Jenna escreve em seu blog quase anônimo o "Diário da garota invisível" sobre a frustração que sofreu com o garoto (sem revelar o que realmente houve). Para completar sua frustração ela recebe uma carta assinada apenas por "um amigo" dizendo que se ela sumisse da escola ninguém mais notaria. Um pouco de exagero, claro, já que em sua comunidade virtual tem 11 amigos, sendo 2 garotas suas amigas na escola. É pouco, mas ainda é alguma coisa.

A carta ainda sugere uma lista de coisas que Jenna deveria fazer para se tornar uma pessoa melhor, vemos apenas a primeira delas, que diz que ela deve deixar de ser medroza. É neste momento que um acontecimento acaba mudando a vida da garota, de uma forma que ela jamais imaginaria. É por aqui que paro o review sem revelar muitos spoilers. Se quiser continuar a leitura com spoilers, como faço em todos os reviews, é só continuar a ler.

Jenna enche sua banheira e busca por aspirinas no banheiro. Ela toma dois comprimidos, à seco, e acaba se engasgando com eles. Após tossir e cuspi-los na pia acaba se desenquilibrando, derrubando todo o vidro de aspirinas no chão e ainda lançando seu secador de cabelos na banheira. Na queda ainda quebra o braço e machuca o pescoço. Ao ser encontrada naquela situação a primeira coisa que vem na cabeça de todos é que ela tentou suicídio. Uma carta detonando sua existência, um depoimento sem seu blog dizendo que ela queria morrer (mas não literalmente), comprimidos e uma banheira energizada por um secador de cabelos. Suicídio na certa.

Por mais que ela tenta explicar que não queria se matar, nada adianta. Ninguém acredita nela, nem seus pais (que são bem jovens, por sinal), nem suas amigas próximas, nem sua orientadora na escola. Ela passa a usar um gesso no braço que fica erguido para o alto, além de colar cervical, formando um visual bem embaraçoso. Na escola ela vira o centro das atenções e passa a ser zombada por onde passa.

A forma de Jenna encarar a escola muda muito. No começo sua situação gera uma sessão de humilhação atrás da outra, mas numa competição para promover um jogo na escola a coloca no centro das atenções mais uma vez. Ela se candidata a participar da brincadeira, e já que não tem mais nada a perder, acaba vendo naquilo uma forma de tirar vantagem da sua situação. Matt está na competição, além de um esportista e uma líder de torcida gorda, que segundo as amigas de Jenna, só está na posição de líder e popular por comprar seus amigos. Jenna tem de girar uma roda para dedicir qual tarefa seria feita, e o que sai é uma prova em que a dupla deve trocar de roupas de forma mais rápido para vencer. Sadie, a líder, pega Matt para seu lado, enquanto Jenna fica com o garoto jogador de futebol. Eles entram numa espécie de cabine e começam a tirar a roupa. Para Jenna era óbvio que ela perderia, já que na sua situação era muito dificil trocar de roupas. Ela tenta desistir mas seu parceiro não, então ela parte para a tentativa. Os garotos terminam primeiro e ela acaba conseguindo também, ao inverter a ordem das roupas.

Ela não apenas vence, como é festejada por todos os alunos que estavam ali, guiados por seu parceiro na competição que grita seu nome sem parar. Enquanto isso, Sadie sai de cena humilhada, pois não conseguiu terminar a tarefa já que as roupas de Matt não couberam nela. E ela culpa Jenna por isso, já que foi ela quem girou a roleta. Nesse momento ficamos com um pouco de raiva de Jenna, pois ela se sente mal por Sadie e ainda vai pedir desculpas à garota (que até esse ponto da história já tinha insultado Jenna antes, além de jogar lixo sobre ela) e leva mais uma cutucada de Sadie.

E então mais uma coisa inexperada acontece. Jenna tromba com Matt, que logo é chamado pelo grupo de líderes de torcida. Ele obedece, mas ainda observa Jenna, que agora tem sua atenção em Jake, o garoto que estava organizando a competição em que ela participou mais cedo. Ele conversa sobre a coragem que ela teve ao fazer aquilo, também acaba sendo chamado por uma líder para algum lugar, mas ele a ignora e volta sua atenção para Jenna. Matt assiste aquilo surpreso, pois vê um garoto fazendo o que ele mesmo deveria fazer, deixar de lado as aparências e assumir seus sentimentos.

No final do dia Jenna vai checar seu Facebook da vida e encontra 22 pedidos de amizade, entre eles de Matt e de Jake. E um dia que começou como sendo um dos piores em sua vida escolar, acabou terminando como o melhor.

O episódio piloto termina deixando a sensação de que vem uma grande série por aí, até porque nem tudo se baseia apenas na simples história de uma garota excluída que começa a se tornar popular. Se formos analizarmos como as coisas acontecem nela, veremos que aquela cena de Jenna com as roupas invertidas (camiseta nas pernas e calça no busto) representa muito bem como as coisas acontecem na série. A garota popular é uma lidar de torcida, mas ela é gorda, enquanto a garota excluída é bonita, tem personalidade. O garoto popular gosta de fato da perdedora, mas não tem coragem de admitir. A garota impopular se torna popular exatamente pelo o que mais lhe causa a exclusão. São paralelos, inversões e opostos misturados aos clichês típicos destas séries.

Eu espero que Awkward. siga esse modelo do episódio piloto, e não faça como muitas série que começam promissoras e acabam esquecendo no meio do caminho sua proposta inicial. Ficamos com o mistério da lista, quais são seus novos tópicos e quem foi que a escreveu. O primeiro ítem é riscado por Jenna no final do episódio, o que indica que ela irá se orientar por essa lista da carta para se tornar menos invisível. Ela muda o nome de seu blog, passando a ser "O diário daquela garota".

E quanto ao autor da carta, pode ser tanto alguém próximo dela (ou que ser se aproximar dela, como Jake) ou de alguém que a odeia por questão de aparência, mas no fundo quer ajuda-la, como poderia ser Sadie.

Recomendo essa série para aqueles que querem assistir a uma história adolescente que não seja boba e superficial, algo que anda reinando tanto nas telas de lá, quanto nas daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.