quinta-feira, 9 de junho de 2011

Balanço da temporada: CW



Com poucas séries no ar, a emissora CW não sofreu tanto com indices ruins dessa temporada. Chegou com apenas 2 novas séries, ambas com estréia satisfatória, mas as coisas foram mudando com o passar do tempo. Depois de 2 cancelamentos e do final de Smallville após 10 temporadas, 3 vagas foram abertas para novas séries da temporada 2011-2012: Hart of Dixie, Secret Circle e Ringer. Falaremos delas com mais detalhes quando apresentarmos as séries novas do canal, contando com a nossa opinião.

A CW é voltada ao público jovem feminino, tem orçamento baixo, por isso tem apenas cerca de 2 séries por dia da semana no ar. Faz parte do mesmo grupo que controla a CBS e devido a essa proximidade a série Ringer, que seria da emissora maior, acabou encontrando um lar na CW. A premissa dessa série não é muito boa, mas devemos ter essa certeza somente depois de alguns episódios.


Balanço da temporada - Séries Novas


Foi uma temporada com pouquíssimas estréias, apenas 2, que tiveram a temporada completa (ao contrário do que houve na temporada passada) mas com apenas uma sobrevivendo, Nikita - que começou forte, decaiu um pouco na audiência, mas se estabilizou, revelando mais um sucesso do canal. Já Hellcats, série sobre líderes de torcida criada por Tom Welling (o Clark de Smallville) não teve a mesma sorte. Ou melhor, até teve, pois começou bem, mas como a crítica e os fãs apontaram, a história foi perdendo a qualidade e o interesse do público foi diminuindo, resultando na cancelação da série.


Balanço da temporada - Séries Veteranas


Assim como na temporada passada a CW não cancelou nenhuma série veterana, tivemos apenas o final de Smallville, 10 anos no ar. A definição de que a décima temporada também seria a última, veio ano passado, quando a série foi renovada. A decisão ajudou aos produtores a planejarem o final da série com bastante antecedência.

Os únicos sucessos novos do ano passado foram The Vampire Diaries e Life Unexpected, que em suas segundas temporadas também divergeram com o passar do tempo. A série dos vampiros (baseada numa série de livros de mesmo nome) seguiu firme e forte, ganhando facilmente sua terceira temporada. Já Life Unexpected (sobre Lux, uma jovem de 16 anos que precisa encontrar seus pais para ganhar sua emancipação) foi decaindo a cada episódio, forçando o drama exageradamente e sendo terminada com uma temporada curta de 13 episódios.

Já as super-veteranas do canal seguiram estáveis. A mais antiga One Tree Hill, chegou a receber especulações de que não teria sua nona temporada garantida, mas a confirmação acabou chegando, assim para as demais séries no ar: Supernatural, 90210 e Gossip Girl.


Dados do balanço geral da CW

Números:
Séries novas: 2
Séries novas canceladas: 1
Séries veterenas canceladas: 1
Séries na ultima temporada: 1
Total de cancelamentos: 2
Total de renovações: 6

Séries na Ultima Temporada
Smallville

Séries Canceladas
Hellcats   
Life Unexpected

Séries Renovadas
 90210
Gossip Girl
Nikita
One Tree Hill
Supernatural
Vampire Diaries


Conclusão

Comparado ao ano passado, o resultado da CW esse ano é o mesmo. Apesar da perda de 1 série veterana, sendo que da outra vez todas foram renovadas, outros fatores foram positivos. Em termos de novas séries o resultado é o mesmo, metade delas foram bem sucedidas. A diferença é que dessa vez apenas 2 séries foram lançadas, na temporada passada foram 4, sendo que uma delas foi cancelada depois de pouquíssimos episódios (Beautiful People), nada comparado ao que houve esse ano. Ou seja, a emissora gastou menos nesse ano para ter o mesmo resultado do ano passado. E se comparando a situação das demais emissoras, é a que teve o melhor aproveitamento de séries novas, 50%. Se não cancelasse nenhuma veterana estaria em igualdade com a NBC, que também não cancelou nenhuma série da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.