terça-feira, 17 de maio de 2011

Balanço da temporada: NBC

 
Já faz alguns anos que a NBC vem sofrendo uma certa decadência em sua audiência, justificada pela péssima qualidade de suas séries. Faz tempo que a emissora não lança nada que faça barulho, por incrivel que pareça, a ultima série do canal a realmente fazer sucesso foi Heroes, há 5 anos. Sabemos bem como isso acabou e desde então as tentativas de emplacar algo daquela forma novamente foram todas frustradas.

Essa última temporada não foi diferente, nada de extraordinário surgiu e apenas 1 das 10 novas séries do canal foi renovada para mais um ano, Harry's Law. Foi uma boa temporada para as séries veteranas, todas foram renovadas, é muito raro ver isso acontecer. Como o nível das séries novas estava sofrível as antigas tiveram mais chance.

Parece que agora a NBC acordou de vez, já escolheu 6 séries novas para a estréia da temporada 2011-2012 e mais outra 7 para a mid-season, ou simplesmente substituir qualquer uma das novas que venha a sofrer feio na audiência. Pelos trailers que assistimos até agora, tem coisa boa vindo aí. Tem umas ruizinhas no meio, mas vamos comentar com mais detalhes quando falarmos das séries novas do canal, que por enquanto são estas para o outono: as comédias Up All Night (com Christina Applegate, Will Arnett e Maya Rudolph), Free Agents (com Hank Azaria e Kathryn Hahn) e Whitney (com a comediante Whitney Cummings); os dramas Prime Suspect (com Maria Bello), Grimm (com David Giuntoli) e The Playboy Club (com Eddie Cibrian).

As 7 novas séries que devem estreiar depois são: as comédias Are You There Vodka? It's Me, Chelsea (com Laura Prepon), Bent (com Amanda Peet), Best Friends Forever (Lennon Parham e Jessica St. Clair), Love Bites (com Becki Newton e Greg Grunberg); e os dramas Awake (Jason Isaacs), The Firm (baseado no livro de mesmo nome) e Smash (com Debra Messing, Katharine McPhee e Anjelica Huston).



Balanço da temporada - Séries Novas


Foram 10 séries novas, 4 a mais que na temporada passada, sendo que 6 delas estreiaram no começo da temporada: Chase, Law & Order: L.A, Outlaw, Outsourced, The Event e Undercovers. Apenas The Event e Law & Order: L.A. começaram bem, mas a audiência foi caindo com o passar dos episódios, principalmente em L&O que trocou boa parte do seu elenco, mas sem melhoras, sendo cancelada apenas agora no final da temporada. Resistindo mais um pouco The Event chegou a manter seus números por mais tempo e ganhar uma temporada completa, mas também foi cancelada recentemente, assim como Outsourced, uma comédia fraca.

Canceladas depois de pouco tempo no ar Outlaw, Undercovers e Chase acabaram sendo substituídas por mais 3 outras séries: The Cape, uma tentativa frustrada de conquistar os fãs de Heroes, foi cancelada depois de exibir pouco mais de 10 episódios produzidos, exibindo seu episódio final apenas na internet; Harry's Law, que não teve um começo muito bom, mas ao contrário das outras novatas, foi crescendo na audiência sendo renovada recentemente para sua segunda temporada; e Perfect Couples, comédia que também não convenceu e foi embora junto com uma estréia "fim de temporada" The Paul Reiser Show que foi cancelada com apenas 2 episódios pouco assistidos.


Balanço da temporada - Séries Veteranas


Acho que o que houve nessa temporad foi um fato inédito nos canais da TV aberta americana. Nenhuma das séries que estavam no ar por mais de uma temporada foram canceladas. Quem passou por um grande aperto foi Chuck, que desde sua estréia passou por altos e baixos e nas duas ultimas temporadas foi renovada por muito pouco. Mas dessa vez foi acertado de que a quinta temporada também será a última, dando a chance da série se encerrar de forma planejada e assim agradar seu público. Serão apenas 13 episódios que começarão a ser exibidos no inicio da temporada 2011-2012 nas pacatas sexta-feiras.

O bloco de comédias inteiro foi renovado como esperado, sendo que a única mais fraca é Community, uma das poucas novatas da temporada passada a sobreviver para esta temporada. Sem seu protagonista The Office volta para a oitava temporada, sendo o programa de maior audiência da emissora e Parks And Recreation ganha seu quarto ano se fortalecendo a cada temporada. Renovada antes de todas 30 Rock poderá começar sua sexta temporada em 2012, já que sua protagonista Tina Fey está grávida, então a produção iria esperar o nascimento de seu bêbe para a série seguir sem interferências.

E com isso restaram apenas 2 dramas no canal, Parenthood, lançada na temporada anterior e que ganha sua merecida terceira temporada e a super-veterana Law & Order: SVU, que volta para sua 13ª temporada com uma nova personagem principal. E Friday Night Lights deu seu adeus final em fevereiro com sua quinta temporada, já planejada como última desde a renovação passada.


Dados do balanço geral da NBC

Números:
Séries novas: 10
Séries novas canceladas: 9
Séries veterenas canceladas: 0
Séries na ultima temporada: 1
Total de cancelamentos: 10
Total de renovações: 8


Séries Canceladas
Chase
Friday Night Lights
Law & Order: L.A 
Outlaw
Outsourced
Perfect Couples
The Cape
The Event
The Paul Reiser Show
Undercovers

Séries Renovadas
30 Rock
Chuck
Community
Harry’s Law
Parenthood
Parks & Recreation
The Office
Law & Order: SVU


Conclusão

Esta foi uma das piores temporadas do canal, mais uma vez. Na temporada passada já tinha lançado mais séries novas do que qualquer outra emissora e nessa chegou a superar seu número anterior (que era de 6 séries) com 10 novas séries. A crise não foi só na NBC, como vimos antes a Fox também lançou muitas séries (8 no total) também cancelando sua maioria (6 canceladas). Mas o lado bom dessa crise, foi o fôlego extra que deu a suas séries veteranas, principalmente aquelas que estavam com risco grande de cancelamento como Chuck. A qualidade dessas séries lançadas nessa temporada era lamentável, provavelmente por uma intenção de cortar custos, mas parece que para a próxima temporada, que se inicia em setembro desse ano, a NBC resolveu abrir os bolsos e vai lançar 13 novas séries dos mais diversos gêneros, algumas visivelmente caras como Smash, mas economizando com os sitcons, conhecidos por terem os menores custos em termos de produção.

E com todo esse investimento podemos prever finalmente uma possível virada na situação ruim da emissora que já se arrasta por vários anos. Basta o público se interessar e o nível de qualidade não cair para, quem sabe, a NBC voltar ao posto das emissoras de maior audiência dos EUA.

Saiba sobre as últimas notícias sobre a situação da sua série preferida seguindo nosso Twitter. Você também saberá de todas as atualizações do blog, como as análises de séries e reviews.

Um comentário:

  1. sabe me informar qual o numero da HQ HEROES Especial - A Última Shangri-la?ou onde ela encaixa na historia por favor?me responda no facebook:diego sanchez torres ou email diegosancheztorres@hotmail.com twitter @sanchezinside

    ResponderExcluir

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.