sexta-feira, 16 de julho de 2010

'Parks and Recreation' uma boa surpresa


Se você detesta aquelas risadas de sitcoms (que parecem tirar a graça as vezes da piada) tem grandes chances de gostar de Parks and Recreation, série da NBC que vai para sua terceira temporada. Estrelada pela divertida Amy Poehler (Saturday Night Live) a série foi criada e produzida pela mesma equipe criativa de The Office e segue o mesmo estilo, o mockumentary, uma espécie de documentário que não tem nenhuma outra pretensão a não ser divertir.

Assim como The Office, Parks tem uma primeira temporada fraca, tão fraca que cheguei a desistir de ver a série depois de 2 episódios. Em sua segunda temporada as críticas foram tão boas que resolvi dar uma nova chance e não me arrependi. Se você quer conhecer a série, faço a seguinte recomendação: comece pela segunda temporada. Sim, veja pelo menos uns 5 episódios e depois você poderá ver a primeira, para entender um pouco como o problema com o buraco começou (história que deu a base para o desenrolar da série). Se você começar pela primeira pode desistir como eu fiz.

Os personagens mudaram de uma temporada para a outra, e mudaram para melhor. Leslie (Poehler) a princípio é uma versão feminina do Michael de Office. As mesmas idéias sem noção, a mesma falta de tato para lidar com problemas de sua função. Isso foi um dos motivos que me fizeram desistir da série no começo, pois parecia a mesma história. Mas com o passar dos episódios, Leslie ganha personalidade própria. Sua principal característica é gostar muito do seu trabalho e realmente se importar com o que o departamento de parques e recreação de sua pequena cidade faz. Aliás, a fictícia Pawnee também é melhor explorada, sendo parte importante da história da série. Leslie sabe como os serviços públicos funcionam, sabe lidar melhor com o público, com as pessoas em seu departamento, se mostra mais madura e competente em seu segundo ano de série, deixando os estereótipos de Michael para trás.



Tom (Aziz Ansari) tem quase o papel inverso de Leslie, mas que tornou o personagem muito mais interessante. Ele é mais esperto e descolado na primeira temporada. Adora enrolar Leslie e não dá muita bola para o que ela queira fazer. Tom se torna menos inteligente, mais ligado em modismos e mais sem noção do que todos em seu departamento. Se antes Tom era apenas um chato trabalhando ao lado de Leslie, agora ele é realmente engraçado com suas manias e falta de bom senso.

Ron (Nick Offerman) o chefe de Leslie saiu das sombras para os holofotes da série. Ron era de fato uma sombra, um personagem plano e previsível que gosta de esportes e detesta ser incomodado. Ele começou a aparecer mais, a se importar um pouco mais com o trabalho de Leslie e a mostrar suas neuroses, tão divertidas quanto as de Leslie. Ao conhecermos sua vida dupla como músico da terceira idade, vemos mais uma face simpática do bigodudo, que se completa ao contratar April para ser sua assistente.

Ann (Rashida Jones) aparece a princípio como a moradora próxima do buraco que reclama com Leslie e pede uma providência do governo já que seu namorado, Andy, caiu nele e quebrou as duas pernas. É a única atriz que esteve na "série de origem" de Parks, mas não é com o mesmo personagem. De fato Ann não tem muito o que fazer na série, já que não está ligada ao departamento. Para introsa-la mais na história, a tornaram amiga de Leslie e namorada de Mark, um engenheiro da prefeitura. É a personagem mais normal da série, que se vê envolvida com o departamento depois de ter todo o apoio de Leslie com o seu problema. Ela se separa de Andy e começa a sair com Mark, por quem Leslie sempre teve uma queda. O problema é que, além desse distanciamento do departamento (Ann é enfermeira de um hospital da cidade) Ann não tem nada de especial a oferecer ao espectador. Se ela simplesmente saísse da série, faria pouca falta. Poderiam se empenhar em fazer Ann ser mais importante na série. Mesmo sendo a mais, digamos, pé no chão de todos, ela faz alguns contrapontos interessantes, mas isso ainda é muito pouco. Lembra muito a Karen de The Office.

Andy (Chris Pratt) também passou por uma grande e boa transformação. Atuando como ator convidado na primeira temporada, Andy era apenas o namorado folgado de Ann, se mostrando um verdadeiro trapalhão em tudo o que fazia. Vocalista e compositor de uma banda de rock sem sucesso que muda de nome a todo momento, ele vive as custas de Ann. Se torna mais folgado ao cair no buraco ao lado da casa da namorada e depende dela para tudo. Cansada da situação, Ann termina com Andy depois dele tirar o gesso das pernas. Na segunda temporada é que Andy realmente mostra a que veio e ganha destaque com sua infantilidade e irresponsabilidade, passando a entrar para o elenco fixo da série. Ele começa a morar no buraco, já que fica sem ter onde viver com a separação de Ann. Faz de tudo para reconquistar a ex-namorada e se torna fiel aliado de Leslie. Mais tarde começa a trabalhar como engraxate na prefeitura, graças a Leslie, e se aproxima mais do departamento.

April (Aubrey Plaza) é uma das personagens mais estranhas na série. Ela não muda muito sua personalidade, mas se torna um pouco mais aberta ao público quando começa a se interessar por Andy. Começa a trabalhar no departamento como estagiária e depois se torna assistente de Ron, com o único objetivo de mante-lo longe de qualquer pessoa que queria falar com ele em nome do departamento. Ela sempre tem a mesma cara de paisagem, não se importa em trabalhar (o que é perfeita para a função pública nesse caso) e tem um namorado que tem outro namorado. E o trio estranho se reune diversas vezes na série como se fosse a coisa mais normal do mundo. É uma personagem que já está rendendo boas histórias.

Mark (Paul Schneider) apesar de fazer parte do elenco principal é um dos personagens mais fracos do grupo. Trabalha na prefeitura como planejador urbano. Também é um dos mais normais, talvez por isso sua relação com Ann acaba funcionando. É considerado um garanhão por seus colegas de trabalho, sai com muitas mulheres, inclusive chega a passar uma noite com Leslie, a deixando apaixonada por ele por um bom tempo. Não quer se envolver em qualquer briga por alguma melhoria (característica chave de qualquer funcionário público na série) mas algumas vezes acaba cedendo por ter alguma consideração por Leslie.

Jerry (Jim O'Heir) e Donna (Retta) completam o grupo de funcionários do departamento de parques e recreação. Eram praticamente anônimos na primeira temporada, ganhando mais espaço na segunda. Jerry é sempre motivo de chacota de todos no escritório. Atrapalhado por natureza, ele até se acostuma por ser sempre satirizado. Donna tem um quê de mistério, mostrando sua divertida e as vezes séria personalidade com o passar dos episódios. Ainda deve surpreender bastante.


Curiosidades

- Antes de Amy Poehler ficar com o papel de Leslie, a atriz Lauren Graham (a Lorelay de Gilmore Girls) foi cotada para viver a personagem, mas não passou nos testes. Amy Poehler realmente tem mais desenvoltura para a personagem, sendo muito mais experiente em papéis cômicos.

- Antes de Parks, Amy trabalhou por quase 10 anos em Saturday Night Live, onde formou uma parceria de sucesso com Tina Fey (que também se estendeu em outros trabalhos da dupla) no Weekend Update e interpretando os personagens mais divertidos do programa.

- Ainda falando de Amy, ela recebeu esse ano sua terceira indicação ao Emmy, sendo a primeira como atriz principal de comédia por Parks. Nas indicações anteriores, ela concorreu como atriz coadjuvante por SNL, ainda não sendo premiada.

- Chris Pratt, o Andy, faz um típico perdedor na série, mas antes de Parks o ator era um dos mais populares na série Everwood, onde atuou por 4 anos. Na época namorava a atriz Emily VanCamp, sua irmã na série. Hoje é casado com a atriz Anna Faris, famosa pelos filmes de comédia Todo Mundo em Pânico.

- O marido de Amy Poehler fez uma participação especial em Parks. Will Arnett, também um ator de comédias, interpreta Chris, um operador de raio-x que tem um encontro com Leslie arranjado por Ann. O encontro não dá muito certo pois Chris é meio louco.

- Aubrey Plaza (April) está no filme indie Scott Pilgrim vs. the World que estréia em agosto nos EUA.


- Rashida Jones (Ann) se formou na Universidade de Havard. Ela é filha do famoso compositor e produtor musical Quincy Jones e da atriz Peggy Lipton . Já foi noiva de Tobey Maguire.

- Assim como seu personagem, Aziz Ansari (Tom) nasceu nos EUA.

- Nick Offerman (Ron) é casado com a atriz Megan Mullally (a Karen de Will & Grace) que fez uma participação especial em Parks como uma de suas ex-esposas Thamy.

- Aziz Ansari (Tom) já criou, escreveu e estrelou sua própria série, a Human Giant, uma produção da MTV. Ele ainda trabalha em outros projetos paralelos à Parks como produtor e roteirista.

- Há um site da cidade de Pawnee mantido pela NBC, com alguns extras sobre a série. Lá você pode encontrar, por exemplo, as fotos que April tira de Leslie quando ela cai no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.