domingo, 14 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 3x03 - The Gothowitz Deviation

“Dançando na cozinha”

Penny e Leonard parecem já ajustados a sua vida de namorados, Penny está na cozinha do apartamento preparando o café da manhã vestida com uma camisa dele enquanto dança ao som de "Man! I Feel Like A Woman!" de Shania Twain. Ela prepara torradas francesas no dia em que o café da manhã deveria ser aveia. Pelo menos na programação de Sheldon. Além dos passeios, programas e jantares, Sheldon também programa o vai comer no café da manhã.

Penny chama Leonard de namorado pela primeira vez, agora é oficial. Mesmo com torradas que “cheiram bem” Sheldon as joga fora, pois é segunda-feira.




“Sheldon inicia o treinamento”

Penny conta o caso de pessoas no trabalho dela com nomes iguais e comenta ao final “quais são as chances?” levando Sheldon a tentar fazer cálculos para saber as reais chances disso acontecer. É mais um caso em que Sheldon leva a sério expressões do cotidiano meio “retóricas” e ainda tenta chegar a uma resposta exata para aquilo. Penny apenas fica zangada enquanto Leonard tenta mostrar a Sheldon o que Penny quis dizer “É apenas uma coincidência incrível”. Com isso Sheldon lança um comentário sarcástico sobre o que seria esperado do assunto “é como se o restaurante fosse controlado por bruxas”.

Quando Penny pede a Sheldon o seu prato para levar até a pia, ele lhe oferece um chocolate, iniciando uma espécie de “Treinamento da Penny”, logo depois notado por Leonard. A técnica que Sheldon usa dando recompensas para as ações corretas é a mesma usada para treinar cães e outros animais. Quando o animal faz algo errado ele deve ser punido, demonstrando que o ato ocorrido não deve ser repetido. A recompensa e a punição devem ser feitas várias vezes até que o animal perceba onde está o erro ou o acerto e passa a saber o que deve fazer ou evitar.

A princípio Sheldon diz estar sendo legal com Penny ao dar os chocolates e Leonard desconfia pois Sheldon não seria “legal” à toa. A frase citada por Sheldon para justificar o ato “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar tua vã filosofia” é da obra Hamlet de William Shakespeare, ato I, cena V. A frase é dita pelo personagem Hamlet a seu amigo Horácio, quando pede que ele jure a não contar a ninguém que o viu conversar com o fantasma de seu pai. De certa forma Sheldon quer dizer a Leonard que as coisas não são bem como ele imagina.


“Os Góticos”

Depois da conversa de Sheldon e Leonard, Howard e Raj chegam com roupas extravagantes. Na verdade Howard estava bem diferente, além da roupa estava com o cabelo pra cima, delineador nos olhos e unhas pintadas. Raj estava com suas roupas de sempre, mas escuras. Assim como Howard ele também vestiu as mangas que os deixariam parecendo que estavam tatuados. Penny brinca dizendo que os rapazes pareciam parte da banda Kiss.

Howard diz que com as tatuagens falsas poderiam pegar uma mulher cheia de piercings e ainda seria enterrado num cemitério judeu. O judaísmo proíbe marcar o corpo com qualquer tipo de tatuagem.

Sheldon brinca dizendo que gostaria de ir a um bar gótico, dizendo ao final “bazinga”, palavra que serviu para sinalizar uma piada. Já faz algum tempo que ele não falava isso, é a primeira vez nessa temporada.

Howard comenta que vai ao Walgreens comprar mais delineador. O Walgreens é uma rede de supermercado americana que tem lojas por todo os EUA é bem conhecida.

No segundo chocolate a Penny, Sheldon a premia por não ter sentado no lugar dele.


“No bar gótico”

Howard e Raj tentam se entrosar com o clima do bar gótico e Raj comenta que está lendo muitos livros do John Grisham, que é um autor muito famoso nos EUA e no mundo. Ele é ex-político e advogado aposentado, escreveu diversos livros ficcionais a cerca da advocacia, criticando falhas do sistema norte-americano. Muitos de seus livros se tornaram filmes, como A Firma (1993), O Dossiê Pelicano (1993) e O Cliente (1994). Praticamente toda sua obra está disponível no Brasil com tradução em português.

A dupla consegue conversar com duas garotas góticas, que inclusive gostaram das “tatuagens” e que também pediram cervejas lights para beber como o Raj.


“Assistindo Oshikuru”

Penny assiste um anime com Leonard e Sheldon, irritando Sheldon por fazer comentários que nada tinham a ver com o que estavam assistindo. Quando ela finalmente percebe que está incomodando e fica quieta, Sheldon lhe oferece mais chocolate como recompensa.

Leonard diz que o anime que estão assistindo é Oshikuru, The Demon Samurai. O anime na verdade não existe. O interessante é que o mangá que teria originado o suposto anime, foi criado especialmente para um episódio de Two And A Half Man, série também feita por um dos criadores e roteirista de TBBT, Chuck Lorre. O que existe na verdade é apenas a capa do mangá e um resumo de sua história. No episódio “The Salmon Under My Sweater”, o décimo da segunda temporada, o personagem Charlie, músico criador de jingles, é contratado para criar a música tema da versão animada que o mangá teria. O mangá era lido por seu sobrinho Jake, que simplesmente detestou a música tema do anime criada por seu tio, que era muito animada para um tema tão obscuro. Segundo o próprio Jake, a história do mangá é centrada num adolescente no futuro que é possuído pela alma torturada de um antigo soldado japonês, condenado a passar anos lutando contra o mal que está dentro dele. O episódio foi ao ar em 29 de novembro de 2004 e Chuck não se esqueceu disso, levando Sheldon e Leonard a assistir a tal versão em anime do mangá inventado naquela época. A capa do mangá pode ser vista no site do desenhista que a fez, sem saber muito bem na época qual era o propósito do desenho, e no Youtube você pode ver as cenas de Two And A Half Man onde Charlie cria a música tema para o anime.


Quando Penny atende o telefone e percebe que Sheldon se irrita ela decide ir ao corredor falar com a amiga. Sheldon lhe oferece mais um chocolate. É nesse momento que Leonard tem certeza do que Sheldon está fazendo. Ele proíbe que Sheldon continue com o experimento, mesmo Sheldon dizendo que irá melhorar a convivência entre eles. Ao final ele espirra água na cara de Leonard como uma forma de punição por mau comportamento, assim como deve ser feito no adestramento de animais.


“Conquistando as góticas”

Sem saberem bem o que os góticos fazem, Howard e Raj começam a dize que fazem tudo “gótico” sem poder definir bem o que isso é. Mas as meninas parecem não notarem. Quando falam de seu trabalho acabam impressionando as góticas, sem querer. Elas tem empregos comuns, nada muito gótico, como trabalhar na loja de roupas GAP (uma espécie de C&A aqui). Quando elas se sentem entediadas pelo lugar sugerem ir a outro a acabam num estúdio de tatuagem.

Howard aceita fazer uma tatuagem no bumbum, assim sua mãe não veria e ele não teria problemas com sua religião. Na hora da preparação para a tatuagem ele já se aterroriza e quando chega a vez da agulha acaba desistindo e contando a verdade as garotas. Esperando algum tipo de compaixão, Howard acaba sendo rejeitando e Raj também.

As góticas vão embora e Raj diz que precisam inventar um final diferente para o que houve com eles, quando forem contar isso a alguém.


“Uma nova técnica”

Sheldon ainda quer “adestrar” Penny, pois Leonard começa a reclamar da demora de Penny no telefone. Além de usar sua expressão de “bazinga” novamente, agora com um tom mais irônico, Sheldon sugere o uso de pequenos choques elétricos no treinamento, algo que é realmente usado em adestramento de cães, principalmente em coleiras que inibem o latido do animal. Também é usado em pedaços de carne para que o cão aprenda a comer apenas o que for servido por seu dono, ou que esteja eu seu lugar habitual de comer.

Quando Penny começa a usar um tom de voz mais agudo, Sheldon consegue faze-la baixar o tom, oferecendo chocolate ao final.

Sheldon decide ir dormir, pedindo que Leonard e Penny façam silêncio no quarto, mas se surpreende ao ver que eles preferem ir ao apartamento de Penny, mesmo que tivessem que montar a cama nova dela que havia chegado. Sheldon chega a conclusão que sexo seria mais eficiente no controle de comportamento do que chocolate e imagina se alguém já teria pensado nisso antes.


“Inventando o final”

Raj e Howard inventam diversas histórias de como teria terminado a noite deles com as góticas e decidem irem a um bar Country no dia seguinte.


Frases marcantes

Leonard: Eles serão espancados naquele clube (sobre Howard e Raj).
Penny: Serão espancados no Walgreens.

Bethany: O que vocês fazem?
Howard: Sabe, coisas góticas. Revistas góticas, músicas góticas.
Raj: Comida gótica.
Sarah: O que é comida gótica?
Raj: Salmão Negro?

Sarah: Vai pegar o quê, Raj? (sobre a tatugem)
Raj: Com a minha sorte, hepatite.


Fatos e curiosidades

- Segunda-feira é dia de aveia no café da manhã de Sheldon.
- Sheldon aparece usando uma camiseta do Lanterna Verde.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.