domingo, 14 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 3x02 - The Jiminy Conjecture

“Na loja de quadrinhos”

A aposta de Howard e Sheldon foi baseada num senso comum de muitos fãs de HQs, de que Wolverine apenas ganhou suas garras depois de que injetaram adamantium em seus ossos. Bem, a verdade sobre as garras de Wolverine só veio a público na década de 90 na revista X-Men nº25, quando Magneto arranca o adamantium da estrutura óssea de Wolverine. A HQ que Sheldon usa para provar sua teoria é a de número 2 da série Origin, uma publicação limitada de 6 edições, lançada entre novembro de 2001 e março de 2002, em que conta pela primeira vez a origem de Logan, ou como era seu nome civil, James Howlett. Nela é relatado a primeira vez que o personagem usa suas garras. No Brasil a série foi lançada com em 3 edições, mas o conteúdo é o mesmo da versão americana. No filme X-Men Origins: Wolverine, o personagem também aparece com suas garras de osso, mas elas acabam sendo quebradas.



E Sheldon já disse antes não ser louco, pois sua mãe já havia o levado para ser testado.

Leonard comenta seus problemas com Penny, o que acaba levando Sheldon, Raj e Howard a fazerem diversas piadas durante o resto do dia. O episódio inteiro será baseado em duas tramas: Leonard e Penny tentando se reajustar, e Howard e Sheldon tentando provar seus pontos de vista.


“Jantar no apartamento”

É dia de comida indiana e Leonard faz a compra em lugar diferente, levando Sheldon a ficar irritado. Ele não gosta muito de mudar sua rotina, incluindo o tipo de comida que vai comer em determinado dia da semana e de onde essa comida virá. Leonard já teve que disfarçar a comida que comprava de um restaurante que já havia fechado para Sheldon não criar problema. Ele comprou todas as embalagens do antigo restaurante e as usava para embalar a comida que comprava em outro lugar.

A mudança de restaurante serve de gancho para Howard e Raj iniciarem novamente as piadas sobre Leonard e Penny, fazendo Sheldon falar abertamente do assunto sem perceber que aquilo era totalmente inapropriado. Penny acaba saindo logo dali e Leonard vai atrás dela reclamando com Sheldon. Nesse momento ele percebe que fez algo de errado mas ainda não sabe o que é, e Howard impede que Raj diga algo, levando Sheldon a tentar descobrir sozinho. A cena inusitada faz com que Sheldon faça suas famosas “caras”, dessa vez demonstrando um certo “vazio” em tentar identificar um acontecimento de natureza social (esse é mesmo o fraco dele).


“No apartamento da Penny”

O primeiro problema do relacionamento entre Leonard e Penny vem à tona graças a Sheldon. Penny tenta arrumar algum argumento para esclarecer o problema, dizendo a Leonard que precisam de tempo para se ajustarem, mas confessa que nunca teve esse tipo de problema antes. Essa situação era esperada, já que Leonard e Penny passaram por 2 anos de situações inusitadas para criarem sua amizade. A diferença entre os dois não fica só no plano intelectual e social, onde ela foi amenizada. Agora estão num território completamente diferente, em que terão que descobrir como lidar com ele, assim como fizeram antes com todo o resto. A primeira tentativa é a de deixa-los mais relaxados bebendo vinho.


“A aposta do grilo”

De volta ao apartamento de Leonard e Sheldon, Howard está discutindo com Raj o que é uma Shiksa Goddess ou “Deusa Shiksa”. O termo é de origem hebraica e usado pelos judeus. “Shiksa” é um termo pejorativo para mulheres não judias. No caso Howard deveria estar dizendo a Howard que esse seria um tipo de garota apenas para a farra (na melhor das situações).

Depois de Sheldon descobrir sozinho o que fez de errado, o barulho de um grilo começa a chamar a atenção de todos. Sheldon analisa a frequencia dos cri-cris do inseto e a temperatura do ambiente para determinar sua espécie como um grilo das neves.


Howard acha que é apenas um grilo comum e como cada um passa a ter certeza de sua conclusão, eles acabam fazendo uma aposta para saber quem está certo.

Howard a muito tempo estuda insetos e Sheldon estava certo de que o grilo era das neves pelos estudos de um especialista. Como Sheldon tinha acabado de provar sua razão no caso das garras de Wolverine, ele e Howard apostam alto, colocando como prêmio suas edições raras de quadrinhos. A de Howard é a Quarteto Fantástico nº48, lançada em setembro de 1966. Essa edição pode ser comprada na internet com valor entre 1000 e 1500 dólares. A revista de Sheldon é a Flash nº123 de setembro de 1961, onde o Flash da era de prata encontra o Flash da era de ouro. Uma edição em bom estado dessa HQ custa entre 800 e 3000 dólares.


Raj lembra a dupla de que precisam capturar o grilo para saberem quem ganhou a aposta. Quando começam a buscar o grilo Raj diz estar imaginando o que pessoas não patéticas estariam fazendo naquela noite. O personagem de Raj tem sido melhorado a algum tempo, não ficando apenas marcado como o cara que não consegue falar com as garotas e que foge dos clichês indianos. Seria interessante ver algo a mais na personalidade dele, já que ele ainda é pouco explorado na série.

Enquanto isso Leonard e Penny continuam a encher a cara.


“A busca continua”

O grupo abre a porta do elevador, quebrado muito antes mesmo do primeiro episódio da série mostra-lo fora de serviço. Será que algum dia ele funcionará novamente?

Enquanto os outros buscam um grilo, Penny e Leonard ainda buscam uma forma de se entrosarem sexualmente, bebendo compulsivamente toda bebida alcoólica que Penny tem. Leonard acaba vomitando tudo e mais tarde Penny também não aguenta a barra e põe tudo pra fora.


“Passando a limpo”

Howard tenta identificar Toby, o grilo capturado, com um guia sobre grilos, mas ele e Sheldon acabam não chegando a conclusão alguma apenas com a imagem e Raj prefere não interferir na decisão. Eles vão até o departamento de entomologia para falar com o Professor Crawley, um especialista no assunto. O professor em questão teve seu orçamento para o laboratório cortado e está deixando a universidade. Ao ver Raj ele menciona se o trabalho dele estaria sendo terceirizado para Bangalore. A questão acontece pela grande terceirização que ocorreu nos EUA com prestação de serviço, passando para a Índia a realização de diversos trabalhos, como os de telemarketing. E por ser indiano Raj sempre é marcado por esse tipo de coisa ligado a sua nação e cultura.

O professor confirma que o grilo é do tipo comum mesmo e Sheldon tem que admitir que estava errado. A propósito, o professor Crawley foi interpretado por Lewis Black, apresentador do programa norte-americano The Daily Show.


“Chegando a conclusões”

Sheldon aparece triste com sua edição do Flash e encontra com Penny. Mais uma vez ela tenta amenizar a tristeza do amigo comparando com a sua própria e mais uma vez Sheldon não entende.

Sheldon diz a Penny que a situação dela com Leonard poderia mudar, pois eles poderão ser amigos novamente, mas no caso dele não há como Howard estar errado. Isso faz com que Penny reconsidere sua amizade com Leonard.

Quando Sheldon conta a Leonard que falou com Penny ele percebe que mais uma vez fez algo de errado socialmente (ou só um pouco como disse Leonard). Tenta mais uma vez descobrir mas acaba desistindo “quem se importa?”.


“Voltar a amizade”

A idéia de voltarem a serem amigos fez com que Leonard e Penny tirassem a pressão sobre o sexo e acabassem voltando a “pegação” do episódio anterior. Será que agora vai?


Frases marcantes

Sheldon: Como estava dizendo, você e Leonard tiveram um encontro sexual desapontador. Hoje mais cedo, Leonard o denominou como "agradável". Então, o que está presenciando aqui é a continuação da gozação (na hora do jantar).
Penny: Vou comer meu jantar em outro lugar. Talvez em um avião indo para uma montanha.

Raj: Queria saber o que pessoas não patéticas fazem essa noite (ao procurar o grilo com Sheldon e Howard).

Leonard: Como está?
Sheldon: Você quer se atualizar sobre os eventos do meu dia, tudo bem.


Fatos e curiosidades

- Sheldon aparece vestindo uma camiseta azul do Manbot, personagem da Marvel criado em 1997. Ele também tem uma versão verde e já aparece na série com um ou outra 5 vezes antes desta, no 1x14, 2x01, 2x09, 2x11, 2x22.
- Sheldon terminou seu aprendizado em latim na quinta série.
- Sheldon foi perseguido por uma galinha quando criança.
- Howard teve aulas de Kung Fu aos 13 anos.
- Sheldon aparece com uma camiseta cinza com barras das cores da TV. Ele já usou uma camiseta como esta, mas da cor azul no episódio 2x11.
- Raj tem medo de insetos.
- Sheldon guarda suas revistas em quadrinhos antigas no banco.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.