sábado, 6 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 1x06 – The Middle Earth Paradigm

“Voltando do paintball”

Mais uma atividade dos meninos é apresentada, a guerra de paintball. Essa cena mostra o grupo voltando de uma batalha, algo que será mais explorado adiante, com todos em campo.

Penny convida o grupo para uma festa. E o costume nerd de se fantasiar para festivais e outros eventos vira motivo de piada, com os questionamento sobre o tema das fantasias.




“Fantasia repetida”

Uma das melhores sacadas da série é esta cena em que os quatro aparecem com a fantasia do Flash. E ficou engraçado, pois pelo tamanho e formato de cada personagem, a fantasia teve um caimento totalmente diferente em cada um. Quem mais combinou em minha opinião, foi o Sheldon, pois sua altura ajudou a dar a “forma” do personagem. Se bem que mesmo mais baixinho o Howard também ficou muito bem. Menções a personagens de HQs são constantes na série, Sheldon já apareceu algumas vezes com a camiseta do Flash, eles já falaram sobre o Superman e sobre o Lanterna Verde. Com a exceção do Thor do Raj (que sempre é do contra) a maioria dos heróis da série são da DC Comics. Seria uma preferência dos criadores da série pela DC?

A fantasia de Howard, Robin Hood, pode mesmo ser facilmente confundida com a de Peter Pan, ambos heróis ingleses. A diferença é que Robin Hood é um herói mítico que teria vivido no século XIII, já o Peter Pan foi criado por J. M. Barrie no início do século XX. A confusão das roupas ocorre pela versão animada que a Disney deu ao personagem Peter Pan, uma roupa verde ao estilo da que se imaginava usar Robin Hood na idade média. As primeiras ilustrações de Peter Pan traziam o garoto com roupas mais parecidas com versão cinematográfica de 2003, Peter Pan dirigida por P.J. Hogan.

Já mais conhecido depois dos filmes de Peter Jackson, Frodo Bolseiro (em inglês Frodo Baggins), tema da fantasia de Leonard, é um personagem do romance “O Senhor dos Anéis” escrito por John Ronald Reuel Tolkien entre 1937 e 1949. Frodo é um hobbit, um ser baixinho, maior que um anão, com pés peludos e orelhas pontudas. O personagem combinou bem com Leonard por sua estatura.

O Thor da Marvel foi inspirado do deus Thor da mitologia nórdica. Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, ele apareceu pela primeira vez na revista Journey into Mystery nº 83 em 1962, na era de prata dos quadrinhos. No final do episódio Howard diz que a fantasia de Raj era a do deus e não a do Thor dos quadrinhos. O fato é que a maioria das pessoas ao ouvir falar do nome do deus irá lembrar do personagem dos quadrinhos, como provavelmente Penny fez.

E a fantasia de Sheldon já foi mais do que explicada por ele por todo o episódio. Para saber mais sobre o efeito Doppler , leia este artigo que explica de forma mais simples como ele funciona e entenda melhor a fantasia de Sheldon, caso você não seja um físico.


O nome do meio de Leonard, Leakey, tem a mesma pronuncia que a palavra “leak” que significa em inglês “vazamento” e pode ser usado para apelidar crianças que fazem xixi na cama ou nas calças.


“Chegando na festa”

Mais uma sátira aos costumes nerds de se fantasiar, com Sheldon perguntando quando será o desfile. Para Sheldon, o contexto social de uma festa como a que Penny pretende dar, não faz muito sentido. Qual o objetivo da festa? Apenas se fantasiar para conversar com outras pessoas, dançar, beber, se socializar? São esses pontos de vista tão peculiares que tornam Sheldon um personagem único na série. Mas não é só ele que não está acostumado com a agitação de uma festa. Quando os amigos de Penny chegam, o quarteto está todo nos mesmos lugares que chegaram.


“Hora de agitar”

Leonard quer se misturar ao pessoal da festa para conhecer melhor os amigos de Penny. Em vários momento da série Leonard tenta se aproximar de Penny e aqui não é diferente. Infelizmente ele não vai conseguir bons resultados.

Raj comenta que a fantasia de Penny é a pior da Mulher-Gato que ele já viu, considerando a de Halle Berry. A crítica de Raj se refere ao filme Catwoman (2004) com Halle Berry na pele da personagem inimiga do Batman. O filme foi massacrado pelo público e pela crítica por trazer uma abordagem fraca da personagem, numa história que igualmente não fez jus a uma das melhores vilãs das HQs. Mas afinal, Penny estava vestida como “uma gata comum”.

Howard vai atrás da “enfermeira sexy”. Creio que essa é uma das primeiras técnicas que ele usa na série para “pegar mulheres”. Ele menciona o VH1 como uma das fontes de sua pesquisa para “pegar mulheres”. O canal, que também é exibido no Brasil pela TV por assinatura, costuma exibir video-clipes de todos e tempos e diversos reality shows sobre baladas, celebridades e o que mais de polêmico se pode imaginar. Foi uma boa sacada ve-lo pondo em prática outras técnicas que não sejam apenas as cantadas cretinas em Penny.

E Sheldon começa a olhar para a festa sob uma ótima antropológica, como ele costuma fazer em situações como essa. Ele analisa, encontra padrões e depois cataloga. Ele é sistemático o tempo todo.


“A volta do ex”

O ator que aparece como namorado de Penny, é o mesmo que o interpretou no episódio piloto. Em se tratando de sitcoms, seria comum que algum personagem secundário fosse trocado em episódios futuro, mas em TBBT existe a preocupação em sempre ser fiel em seus detalhes.

O confronto de Kurt com Leonard serve mais uma vez como termômetro dos sentimentos de Penny em relação a Leonard. Mesmo tendendo a voltar com seu ex, ela fica do lado de Leonard, o que acaba resultando numa cena inusitada no apartamento dos meninos.


“Fim da festa”

Com o desentendimento de Leonard e Kurt, ele e Sheldon saem mais cedo da festa e vemos mais uma vez Sheldon agindo conforme uma “convenção cultural” ao servir chá a Leonard, e dar um tapinha de “tudo bem”.

Quando Penny chega chateada com o que houve, ela e Leonard compartilham seu primeiro beijo. Resultado de uma Penny bêbada e chateada e de um Leonard magoado, o que acaba fazendo Leonard enxergar um equívoco naquele momento. Ok, ainda é muito cedo para algo mais sério.

Penny ainda beija Leonard pela segunda vez, seja por agradecimento, ou para fazer seu namorado ficar com ciúmes, deixando Leonard contente e mais confiante.

E final inesperado! Mesmo sem falar com as mulheres, Raj se dá bem com a “garota chapada”.



Frases marcantes

Penny: Tem certeza? Qual é gente, é Halloween.
Sheldon: Uma festa de Halloween?
Howard: Com fantasias?
Penny: Sim.
Leonard: Tem algum tema?
Penny: Sim, Halloween.

Penny: Leonard, você é tão bom. Por quê todos os caras não podem ser como você?
Leonard: Porque se todos fossem como eu a raça humana não sobreviveria.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.