sábado, 6 de fevereiro de 2010

Raio-X TBBT: 1x02 – The Big Bran Hypothesis

“Comida tailandesa no apartamento”

Neste segundo episódio da primeira temporada, mais uma cena cotidiana se torna quase que um “ritual” para os personagens, é o momento do jantar. Leonard compra a comida escolhida por cada um, de um restaurante pré estabelecido pelo dia da semana. É comum que todos sejam da aprovação de Sheldon pelo menos.

Pad thai, a comida de Howard, é feita com arroz, ovos, molho de peixe, suco de tamarindo, pimenta vermelha, feijão (ou camarão, frango e tofu), coentro e amendoins moídos. Sua preocupação é clara, pois o prato é feito tradicionalmente com amendoins.

Sheldon diz que já que não estão na temporada de abelhas, e Howard pode ficar com a epinefrina dele. A epinefrina é usada para o tratamento de alguns sintomas de alergias (como dificuldade de engolir e respirar) e no caso, Sheldon deve ter o medicamento por ser alérgico a picada de abelhas. A alergia de Howard a amendoins será mais explorada em episódios futuros.


Nesta primeira cena também aparece mais um dos hábitos estranhos de Sheldon, o de explicar exaustivamente algum fato questionado por alguém ao seu redor. Nesse caso ele explica o uso de talheres pelos tailandeses quando Raj pergunta onde estão os pauzinhos. Isso também demonstra que Sheldon tem um amplo conhecimento em antropologia.


“Penny pede a ajuda de Leonard”

Um dos fatos mais interessantes dessa parte é a discussão sobre uma cena do filme Superman, em que o herói pega Lois ao cair de um helicóptero. Quando Sheldon tenta explicar a Penny que a cena seria inverossímil por questões de física (peso, aceleração, etc), Penny aponta para algo mais óbvio para ela: homens não podem voar. Essa discussão marca os diferentes pontos de vista que distanciam Penny dos garotos. Enquanto ela observa algo fantasioso em relação ao mundo real, Sheldon analisa a ação real da física num mundo de ficção considerando a possibilidade de um homem voar, fazendo uma distinção diferente entre o possível e o verossímil.


“Subindo o móvel”

Ao afirmar que não seria difícil levar a estante pelas escadas, Leonard diz que ele e Sheldon são descendentes intelectuais de Arquimedes. Em seguida ele diz a frase “Me dê uma alavanca e um ponto de apoio que poderei mover a terra”. A frase é uma citação atribuída a Arquimedes, que descobriu o princípio da alavanca. Apesar de mencionar isso, Leonard não conta com nenhuma alavanca para mover a estante.

Lanterna verde e o Anel do poder - A menção ao personagem da DC Comics, Lanterna Verde, criado em 1940, está ligada ao seu anel que exerce poder no mundo físico. O anel poderia facilmente levantar a estante de Penny e leva-la até seu apartamento, sem esforço algum. O anel também pode criar campos de força e até mesmo fazer levitar quem o estiver usando. Sobre o personagem, há diversos Lanternas Verdes na DC, mas o primeiro deles foi Alan Scott.

Notem que Leonard veste uma camiseta com a escrita “The American Phytopathological Society” que é uma organização científica internacional dedicada a estudar e controlar doenças de plantas.


“Apartamento da Penny”

Pela primeira vez vemos o interior do apartamento de Penny. A bagunça deixada pela moça mostra o quanto ela é desorganizada, o que leva a Sheldon a ter surtos de ansiedade para arruma-lo.

Sheldon chama o lugar de “entrada de um vortex”. O vortex (ou vórtice) é uma espécie de “redemoinho” ou mais tecnicamente falando, "movimentos espirais ao redor de um centro de rotação". Por isso a comparação do apartamento de Penny a um lugar que está bagunçado, como o que estaria sob a ação de um vortex.

Leornard fala da necessidade de Sheldon em organizar seus cereais matinais por ordem de quantidade de fibra. Mas tarde veremos que, quanto mais nervoso estiver, mais o intestino de Sheldon fica preso, e daí vem a necessidade de escolher um cereal com mais fibra (para soltar o intestino). Geralmente cereais com muita fibra não são muito gostosos.


“Sheldon arruma o apartamento da Penny”

O quarto de Leonard aparece pela primeira vez. Podemos notar um quadro sobre sua cama, um criado-mudo e uma estante com vários livros. Ele sai pelo corredor ao ouvir o barulho que Sheldon fazia ao arrumar o apartamento da Penny. Leonard aparece com um sabre de luz verde. Em Star Wars (que Leonard já mostrou ser fã) o sabre de luz verde é usado por Jedi Consulares, que procuram trazer o equilíbrio ao universo. Quem já usou o sabre dessa cor nos filmes é Luke Skywalker, mas o de cor azul (do Jedi que luta contra as forças do mal) foi o mais usado por ele.
Podemos concluir que o sabre de cor verde realmente combina mais com o perfil de Leonard, já que volta e meia é ele quem tenta apaziguar os ânimos esquentados na série.


“Penny descobre a arrumação”

Sheldon escolhe seu cereal com menos fibras já que está de bom humor, mas acaba mudando de idéia depois de Penny começar a gritar.

Quando Sheldon vai pedir desculpas a Penny pelo que houve (após uma engraçada cena sobre sarcasmo), pela primeira vez ele bate na porta da vizinha. Nessa vez, Sheldon bate de forma normal, mas tarde Sheldon irá criar um estilo próprio de bater nas portas dos outros.

Ao lado esquerdo da porta do apartamento de Leonard e Sheldon há um pôster de uma antiga HQ, a “Captain Future: Wizard of Science”. A capa se trata da primeira edição da revista lançada em 1940 (mesmo ano de criação do Lanterna Verde). Foi considerada na época a melhor publicação de ficção científica.


“Leonard pede desculpas a Penny”

Ao pedir desculpas a Penny por carta, Leonard menciona, entre outras coisas, a descoberta da radiação por Madame Marie Curie, que foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel, isso em 1903. Marie Curie (de origem polonesa) e seu marido descobriram o rádio, com estudos acerca do urânio e de outros elementos radioativos. Mais tarde ela percebeu que ainda não tinha isolado o radio puro, mas conseguiu com muito trabalho isolar o elemento, recebendo assim seu segundo Nobel, por química, em 1911. Ela desenvolveu o primeiro aparelho de raio-x móvel (para atender a soldados em guerra), e deu início aos estudos da radiação para a cura de câncer (a radioterapia). Infelizmente ela faleceu em 1934 por contaminação pela radiação, sendo vítima de seu próprio estudo, mas fundamental para que essas descobertas fossem feitas. Seu trabalho até hoje salva milhares de vidas.


“Cena final”

Penny provoca os rapazes quando percebe que eles não estão prestando atenção ao que ela diz. Notando que estão concentrados em montar a estande, ela diz que vai tirar toda a roupa pois está muito quente. Nenhum deles sequer ouviu. Ela irá fazer isso novamente em outros momentos oportunos.


Frases marcantes

Sheldon: (Sobre o filme Superman) Você sabe que essa cena não é cientificamente verídica.
Penny: Sim, eu sei, homens não podem voar.


Fatos e curiosidades

- Howard é alérgico a amendoins e outras variedades de nozes.
- Sheldon veste uma camiseta azul com o símbolo do Superman.
- Penny recebe salário mínimo na Cheesecake Factory, atualmente o valor do salário nos EUA está por volta de 5 dólares por hora de trabalho, mas em posições em que se recebe gorjeta ele pode ser de $2,45 por hora.
- Howard usa um botton de ET na gola de sua blusa.
- Sheldon não consegue diferenciar bem o que é sarcasmo ou não.
- Penny não é organizada em seu apartamento.
- Leonard tem um sabre de luz verde.
- O nome completo de Raj é Rajesh Koothrappali.
- Sheldon tem um mestrado e dois Phd’s.
- Penny cresceu numa fazenda.

Acompanhe mais informações sobre a série no The Big Bang Theory Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.