quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Review Life Unexpected: 1x01 - Pilot

Já faz algum tempo em que se vinha falando dessa série da CW e finalmente em 2010 acontece sua estréia. Pela sinopse imaginei algo parecido com Everwood, e de certa forma a série é voltada para o mesmo público que acompanhou a extinta série da CW. O drama é a base dessa história, mas o humor também está presente (como nas cenas sobre os videos do Youtube).

Lux é uma garota prestes a completar 16 que busca sua emancipação, ou seja, ser responsável por si mesma legalmente. Desde que nasceu, Lux passou por 7 famílias diferentes no sistema de adoção americano, todas interessadas apenas na ajuda de custo que o governo oferece a famílias de baixa renda para dar abrigo a essas crianças. Isso mesmo, apenas abrigo, pois criar um ambiente familiar é algo raro nessas ocasiões, como a própria personagem conta em diversos momentos.



O que soa um tanto irreal nessa história toda é que Lux anda muito bem vestida e arrumada para uma menina que viveu em lares medíocres, com pais adotivos que pouco se importavam com ela. Essa talvez seja a maior “forçação de barra” da série, no resto as coisas são mais convincentes.

Para conseguir a tão sonhada emancipação, Lux precisa, entre outras coisas, das assinaturas de seus pais biológicos a liberando de suas responsabilidades. Aqui algo um tanto estranho, já que se a mãe de Lux lhe entregou para adoção, ela já perdeu qualquer direito sobre a filha há muito tempo, não é mesmo? Ok, certos detalhes precisam ser ignorados para se apreciar a história da série.

Com o endereço e nome de seu pai nas mãos, Lux vai até um bar onde Nate trabalha e mora. Ele fica surpreso por saber da filha, já que não sabia que Cate, a mãe de Lux, chegou a dar a luz a menina. Na época, Cate deu a entender que faria um aborto. Então Nate nunca mais se preocupou com o assunto. Com a aparição de Lux, em nenhum momento Nate desconfia que a menina não é filha dele. Atordoado ele acaba assinando o papel para liberar a filha de sua responsabilidade. Lux fica por algum tempo na companhia de Nate e eles acabam se aproximando.

Através de Nate, Lux tem o contato de sua mãe, descobrindo que ela é uma locutora de rádio, cujo programa Lux ouve todas as manhãs. Cate apresenta um programa com seu colega de trabalho e namorado Ryan. A dinâmica entre o casal é muito boa, não sendo revelado inicialmente que os dois namoram. No ar eles conversam como se fossem amigos e comentam sobre sua vida amorosa como se falassem de outras pessoas.

Nate tenta contato com Cate, mas ela o ignora. Há um certo esforço em se mostrar que Cate se tornou uma pessoas muito fechada, que não confia em ninguém mais além dela mesma. Dá pra deduzir que isso aconteceu por Nate não querer assumir qualquer compromisso em relação à gravidez de Cate, já que ambos estavam no colegial (com cerca de 16 anos cada) com um futuro todo para ser construído.

O confronto entre Nate, Cate e Lux ocorre durante o programa de Cate, com uma ligação de Lux, que acaba não tendo coragem de falar nada. Nate a chama para conversar, dizendo que era seu colega de escola. Ryan acaba brincando com o nervosismo de Cate em relação a sua época de escola e acaba descobrindo, sem querer, que ela ficou grávida durante o baile de inverno da escola.

Cate vai até o estacionamento onde está Nate e Lux e fica sabendo do motivo da visita. Atordoada ao ver a filha, Cate assina também o tal papel e oferece carona a menina para poder se aproximar mais dela.

No carro, Cate fica sabendo que Lux jamais foi adotada por ter tido problemas cardíacos quando era um bebê, acabando com qualquer chance de ser adotada por uma família que realmente a queria. A partir daí Cate começa a ter um enorme sentimento de culpa pelo que fez, chegando ainda a confessar a menina que nunca pensou em ficar com ela na época. É esse sentimento que irá mover a série daqui por diante. Tanto Cate quanto Nate se sentirão responsáveis por Lux e irão tentar cria-la como uma filha.

Lux não consegue sua emancipação por não ter como se manter sozinha. Com a presença de Cate e Nate no tribunal, a juíza entrega ao casal a responsabilidade sobre a filha. Lux fica chateada e recusa a ajuda de Cate. Pra piorar um pouco as coisas, Cate e Nate vão embora juntos, indo até o bar de Nate (ele mora no andar de cima do bar) e acabam recordando de seus tempos do colegial. O dois acabam se beijando e se agarrando como no tal baile de inverno e acabam na cama de Nate, de onde Cate sai correndo no dia seguinte depois de ter percebido a besteira que fez.

Enquanto tudo isso ocorria, Cate havia recebido um pedido de casamento de seu namorado. Ela ficou sem resposta inicialmente mas depois aceitou. Quando descobre sobre Lux ela briga com Ryan e termina o relacionamento. Depois de dormir com Nate, ela encontra Lux dormindo na porta do bar e diz a filha que irá cuidar dela. Cate leva Lux pra casa e se reconcilia com Ryan, fazendo ela, desta vez, o pedido de casamento. O episódio se encerra com uma festa de aniversário de Lux, que ocorreu no dia seguinte em que ela fez o pedido de emancipação. Nate e Ryan estão presentes, além dos amigos do bar de Nate. Lux comenta que é a primeira vez que alguém lembra do aniversário dela.

Um pouco meloso, sim. Mas no geral a série parece ser boa e tem assunto para vários episódios interessantes, já que explora um casal de pais jovens e totalmente inexperientes com uma filha já adolescente. Os atores foram bem escolhidos, especialmente a adolescente para o papel de Lux, que tem cara mesmo de uma menina de 16 anos (apesar de ter 19). O ator que interpreta Nate, Kristoffer Polaha é pouco conhecido, fez participações em Mad Men, Dollhouse e era da extinta série Valentine. Já Shiri Appleby, a Cate, pode ser mais conhecida pelo papel de Liz Parker na série Roswell (era a garota que se apaixonava pelo ET). Ela também apareceu em alguns episódios de ER como a Dra. Daria Wade. Já Kerr Smith, o Ryan, era o Jack de Dawson’s Creek. Brittany Robertson, a Lux, era do elenco de Swingtown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as mensagens são moderadas antes de serem publicadas. Serão excluídos spoilers fora de lugar, propagandas e insultos.